A cadeia produtiva da alface no sudoeste do Paraná

A alface é uma hortaliça folhosa da família asteraceae, originária do leste Mediterrâneo e trazida ao Brasil pelos portugueses, com grande aceitação de mercado no mundo todo. Este trabalho tem objetivo conhecer a estrutura da cadeia produtiva da alface no Sudoeste do Paraná. O estudo foi desenvolvido através do levantamento de dados secundários nos sites do IBGE, FAO e Comexstat, e dados primários, obtidos à campo através de entrevistas.  Segundo a FAO, a China é maior produtora, Espanha maior exportadora e o Canadá o maior importador de alface do mundo. De acordo com Censo Agropecuário-IBGE, a alface é a segunda hortaliça mais produzida no Brasil e a primeira hortaliça mais produzida no Sul, no Paraná e na região sudoeste. Por ser um produto perecível, os municípios com maior produção estão localizadaspróximos dos grandes centros, como Teresópolis (RJ) e Ibiúna (SP). Na região sudoeste do Paraná, Francisco Beltrão destaca-se na produção, assim como em outras hortaliças. Para a obtenção dos dados secundários entrevistamos olericultores, feirantes, estabelecimentos comerciais e secretaria de agricultura de Dois vizinhos, a partir disso verificou-se que a produção de hortaliças é realizada por pequenos produtores, utilizando principalmente a força de trabalho familiar, comercializam em redes de supermercados regionais, feiras e mercados institucionais (PNAE).
CRISTINA
VENANCIO PEREIRA
cristina2000pereira@hotmail.com
Cristina Venâncio Pereira, graduanda de agronomia, bolsista de extenção, técnica em agropecuária.Sidemar Presotto Nunes. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor de sociologia rural", associativismo e cooperativismo e legislação agrária na UTFPR. Possui experiência em questão agrária, capital financeiro na agricultura e na educação, economia política e ecologia, políticas agrícolas e fundiárias.
Agronomia
26/11/2020