FAQ

Dúvidas frequentes

 
SEI - A obrigatoriedade de submissão ao SEI são para os projetos com bolsas independente da modalidade (PROREC, PIBIS e PIBEX). Projetos sem bolsa (voluntários) não tem obrigatoriedade de submissão.

SICITE - A submissão de trabalhos é obrigatória para todos os estudantes BOLSISTAS e VOLUNTÁRIOS dos programas institucionais de Iniciação Científica da UTFPR (ciclo 2019/2020) independente da modalidade (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI, PIBIC-Jr, PIBIC-EM e PVICT).
SEI/SICITE - Todos os estudantes BOLSISTAS têm a obrigatoriedade de enviar os vídeos de apresentação. O envio de vídeos pelos estudantes VOLUNTÁRIOS é facultativo. Todavia, atentamos para o fato de que as avaliações dos melhores trabalhos considerarão o vídeo de apresentação. Ou seja, para participar da premiação os estudantes (BOLSISTAS ou VOLUNTÁRIOS) devem obrigatoriamente ter submetido o artigo e enviado o vídeo.
Em função do caráter remoto do evento este ano abriu-se a possibilidade de que os bolsistas de IC do Ensino Médio apresentem seus trabalhos no SICITE. Antes a obrigatoriedade era no Campus, mas agora, seguindo a orientação da obrigatoriedade de apresentação do CNPq, sim os estudantes de IC do ensino médio precisam apresentar seus trabalhos no SICITE. A submissão do trabalho deve ser realizada pelo orientador, informando no Passo 1, na área de Comentários ao diretor da conferência, IC-Ensino Médio.
Sim podem, inclusive recebem certificado de participação no evento, mas para estes casos (bolsistas de IC fora dos programas de IC da UTFPR) a certificação de bolsista deve ser feita pela agência de fomento.
A submissão é obrigação do BOLSISTA/VOLUNTÁRIO, sendo o orientador responsável pela revisão, correção, autorização e acompanhamento dos envios.
Não. Somente os estudantes BOLSISTAS ou VOLUNTÁRIOS vinculados aos programas institucionais da PROPPG e PROREC e/ou Homologados no DEPEX podem submeter trabalhos ao SEI/SICITE 2020.
Sim. Toda a comunidade externa à UTFPR pode PARTICIPAR do evento remoto, porém não há possibilidade para submissão de trabalhos. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas entre 2 e 22 de novembro, no site do evento.
Sim. Toda a comunidade interna à UTFPR pode PARTICIPAR do evento remoto. Conforme já respondido na questão 6 a submissão de trabalhos fica a cargo dos BOLSISTAS ou VOLUNTÁRIOS vinculados aos programas institucionais da PROPPG e PROREC e/ou Homologados no DEPEX.
A submissão de trabalhos e a inscrição para o evento devem ser realizadas no Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN) disponível em eventos.utfpr.edu.br Os Autores ou Avaliadores devem primeiramente ACESSAR A CONFERÊNCIA de interesse (Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR - XXV SICITE ou Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR - X SEI). Posteriormente, fazer seu acesso usando obrigatoriamente o login institucional, conforme:
  •  
  • SERVIDORES
  • Usuário e senha de e-mail institucional
  •  
  • ALUNOS
  • Usuário: a(minúscula) e número de matrícula Ex. a470775
  • Senha: senha do sistema acadêmico
O link para template está disponível nas Diretrizes para Autores (onde encontram-se as instruções) no item Chamadas para Submissões contido no site específico de cada um dos eventos, conforme links:
Para o SEI, são obrigados a se cadastrarem como avaliadores todos os coordenadores de projetos beneficiados com bolsa, de qualquer modalidade.

Para o SICITE, todos os professores-orientadores, independente de projetos com bolsista ou voluntários, são obrigados a se cadastrarem como avaliadores.

Vide itens de deveres dos Coordenadores e Pesquisadores nos Editais.
SICITE - Além da obrigatoriedade aos docentes orientadores, o convite para atuar como avaliador no SICITE é aberto aos demais docentes (internos e de outras instituições), pesquisadores e doutorandos.

SEI - Além da obrigatoriedade aos coordenadores de projetos com apoio financeiro, o convite para atuar como avaliador no SEI é aberto à demais docentes e Técnicos Administrativos.

Os avaliadores, ao se inscreverem, devem atentar à escolha específica do evento: X SEI ou XXV SICITE (conforme desejado).

É permitida a participação como avaliador para ambos eventos (desde que cumpram os requisitos mencionados acima).
A inscrição para atuar como avaliador deve ser realizada pelo simples acesso ao sistema no link: eventos.utfpr.edu.br//index/index/login Avaliadores devem primeiramente ACESSAR A CONFERÊNCIA de interesse (Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR - XXV SICITE ou Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR - X SEI). Posteriormente, fazer seu acesso usando obrigatoriamente o login institucional, conforme:
  •  
  • SERVIDORES
  • Usuário e senha de e-mail institucional, no qual deve ser usado o seu login (apenas prefixo - sem "@utfpr.edu.br").
  •  
  • Após login de acesso, é necessário habilitar a opção ( ) Avaliador disponível em Meu Perfil (no canto superior direito do site).
  •  
  • No Tutorial para Avaliadores: nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/RNBATGbw1O0E9Gn, na parte inicial, encontra-se o passo a passo para fazer o login e habilitação como avaliador.
Se o plano de trabalho for o mesmo, somente um trabalho deve ser encaminhado. No entanto, a apresentação deve ser realizada por ambos bolsistas. Em casos de planos de trabalho diferentes, cada bolsista deve encaminhar um trabalho e uma apresentação.