Aplicação de termossifões para controle térmico de painéis solares fotovoltaicos

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos usados para converter de modo direto a irradiação solar em energia elétrica. Apesar de ser uma alternativa conhecida e versátil essa tecnologia ainda sofre com uma eficiência reduzida que dificulta sua rentabilidade. Neste trabalho foi feito um estudo sobre a aplicação de termossifões como sistema de arrefecimento para um painel solar fotovoltaico com objetivo de aumentar sua produtividade. O termossifão proposto foi fabricado e testado experimentalmente para ter suas propriedades avaliadas e eficácia comprovada. Além disso, foram testadas duas variações deste dispositivo passivo de transferência de calor, um com condensador aletado e outro sem as aletas. Como resultado, os termossifões operaram de maneira satisfatória e os melhores resultados obtidos foram quando foi utilizado com um condensador aletado. Também foi proposto um sistema com equipamentos externos e internos para a avaliação do uso em conjunto de um painel solar fotovoltaico com os termossifões produzidos com objetivo de comparar as potências geradas entre este conjunto e outro painel fotovoltaico com as mesmas características, mas sem sistema de arrefecimento.
Siqueira
Pereira