ID:
7531
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/88364517822?pwd=eS85eWlYQ0JIV0MvS1FSbXNoZDNOUT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/50277d9f-fdc9-4a72-b410-9e92a112c332
Resumo:
A intensa utilização de métodos de decisão multicritério (MCDM) vem sendo difundida naliteratura ao longo dos anos. A aplicabilidade de MCDM em conjunto do FMEA vem sendoestudada no intuito de auxiliar o processo FMEA apontando a falha que oferece maiorpotencial de risco levando em consideração o contexto com os critérios e pesos definidospor decisores. O FMEA tradicional emprega a avaliação dos riscos associados às falhas deacordo com a multiplicação de três critérios conhecidos, são eles: severidade, ocorrência edetecção. O uso de indicadores por gestores de manutenção melhora a eficiência eeficácia da produção elevando o tempo de disponibilidade das máquinas além de evitarquebras. Neste trabalho, aplicou-se uma técnica de MCDM conhecida pela sigla TOPSIS, fazendo o uso dos mesmos critérios do FMEA tradicional. Empregou-se a ponderaçãonecessária de forma intuitiva como forma de prova de conceito. Os resultados apresentamque quando ponderados os critérios do FMEA tradicional mostram que a falha de maiorrisco é uma falha diferente da apontada quando usado nos moldes convencionais.
Autor(es):
ANDREI
STRICKLER
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
stricklerandrei@gmail.com
Álamo
Alexandre da Silva
Batista
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
alamoalexandre@gmail.com
Modalidade:
Engenharia Mecânica
Data:
25/11/2020
Hora:
08:00