ID:
7500
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/88364517822?pwd=eS85eWlYQ0JIV0MvS1FSbXNoZDNOUT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/fa2bc316-35b0-441e-a78e-e27a1a8f7d64
Resumo:
Fórmula SAE é uma competição que ocorre em diversos países, cujo objetivo é construir um carro tipo fórmula de acordo com o regulamento proposto pela Society of Automotive Engineers (SAE). A competição consiste de provas que avaliam a equipe em relação ao projeto, desenvolvimento e desempenho do protótipo, além de inspeções técnicas que garantem o cumprimento das exigências da entidade. Um dos itens examinados é o atenuador de impacto, objeto que tem como função amenizar danos no caso de uma colisão frontal. O objetivo deste estudo foi analisar e desenvolver um atenuador de impacto de acordo com os requisitos estipulados pela associação. Para isso, foram consideradas as diretrizes da entidade e estudos realizados anteriormente com o mesmo propósito. Assim, foi apresentada uma nova geometria, juntamente com um material já utilizado, e então, feita a análise por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Os resultados mostraram um bom desempenho para absorção de energia e deformação, porém, valores insatisfatórios de desaceleração após a colisão. Por fim, verificou-se a necessidade de dar continuidade a este estudo realizando testes para comprovar os resultados obtidos.
Autor(es):
PIETRO ALBUQUERQUE
CHIQUETO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
pietrochiqueto@alunos.utfpr.edu.br
RODRIGO VILLACA
SANTOS
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
rodrigov@utfpr.edu.br
Modalidade:
Engenharia Mecânica
Data:
25/11/2020
Hora:
08:00