Decomposição da palhada de aveia e liberação de nutrientes em diferentes manejos da semeadura da cultura de verão e correção de acidez do solo no sistema de integração lavoura-pecuária

A decomposição de resíduos vegetais está intimamente ligada a sua composição estrutural a qual é influenciada pelo manejo realizado na cultura e que condiciona a liberação dos nutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a taxa de decomposição da matéria seca da aveia em um latossolo, quando submetidos a diferentes combinações entre corretivo/condicionador de acidez do solo e métodos de semeadura da cultura de grãos em área pastejada e em área não pastejada. Os experimentos foram realizados no município de Vitorino no Paraná.  Foram conduzidos dois experimentos, um em área de aveia preta pastejada no inverno e outro em área de aveia preta não pastejada, ambos organizados em esquema bifatorial (2x4) com parcelas subdivididas no delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Nas parcelas principais foram alocados dois manejos da semeadura da cultura de verão (semeadura com discos duplos e semeadura com hastes sulcadoras)", as subparcelas foram compostas por quatro diferentes formas de correção/condicionamento do solo [sem correção, dose recomendada de calcário (2000kg ha-1), dose recomendada de gesso (1000kg ha-1) e a mistura de calcário + gesso], totalizando 32 unidades experimentais por experimento (2x4x4). A aveia preta pastejada apresentou menor velocidade de decomposição da massa seca em relação a aveia preta não pastejada, independente do tratamento. A velocidade de decomposição da massa seca remanescente de aveia preta pastejada não difere significativamente entre os tratamentos. Em geral, o uso de discos duplos desencontrados resultou em menor tempo de meia vida da aveia preta não pastejada do que o uso de hastes sulcadoras.
Camila
Fernanda de