Resposta de progênies de feijão ao crestamento bacteriano em sistema de produção orgânico

Diante da demanda crescente de trabalhos científicos na produção de feijão, o objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência de Crestamento Bacteriano, em cada linhagem de dois diferentes cruzamentos de feijão no programa de melhoramento genético para o cultivo orgânico. A condução do experimento ocorreu na área experimental do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias da UTFPR Campus Pato Branco/PR, onde no estágio R7 com o início de formação das vagens, foi realizado as avaliações referentes à severidade de Crestamento Bacteriano Comum do cruzamento entre as cultivares IAC Milênio e ANFC9, a maioria das linhagens avaliadas apresentaram os sintomas da doença, sendo essa percentagem de 54,55%. O Cruzamento entre os genitores IAC Milênio e ANFC9 se mostrou ser suscetível ao crestamento Bacteriano Comum, já que a maioria dos indivíduos apresentaram sintomas da doença, porém a nota que representou a maioria das plantas infectadas, não possui potencial para um grande comprometimento da cultura.
Gabriela
Rodrigues da