Rendimento de peneira de progênies F3 de feijão

A busca por uma alimentação mais saudavel e uma produção mais sustentável está alinhada com os interesses e a participação dos sistemas de produção orgânicos e agroecológicos. Atualmente essa produção apresenta grandes desafios por se tratar de uma área mais recente,  principalmente na cultura do feijão as informações científicas de pesquisa são mais escassas. As cultivares comerciais geralmente não selecionadas neste manejo diferenciado. O objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento de peneira de de linhagens F3 de populações segregantes de feijão de um cruzamento entre os genitores IAC Milênio e ANFc9 sob o sistema de produção orgânico e com o objetivo final de obter uma cultivar de feijão adaptada a este sistema. A partir do presente estudo observamos que as linhasgens do cruzamento IAC Milênio e ANFc9 apresentam um excelente rendimento de peneira, acima de 80%, indicando que essas linhas possuem um tamanho de grão satisfatório para o mercado e a indústria e um grande potencial para o avanço de gerações e obtenção de uma cultivar.
Vinicius
Beltrame
vini_nivaldo@hotmail.com
Taciane
Finatto
tfinatto@utfpr.edu.br
Adão
Alves
Rodrigues Junior
Universidade TEcnológica FEderal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.
ajunior1212@gmail.com
Jaqueline