Métodos biológicos de quantificação da dormência de macieira e heterogeneidade da brotação em macieira

Os estágios de dormência da cultura da macieira (Malus domestica) estão diretamente relacionados com heterogeneidade ou homogeneidade de brotação e floração. Para a planta superar a sua dormência, o clima e o ambiente são essenciais, influenciando fortemente na qualidade dos frutos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar avaliar a dinâmica da dormência e a heterogeneidade de brotação, em região de clima subtropical com inverno ameno.Foi utilizado ramos das macieiras ‘Eva’, ‘Galaxy’ (Gala) e ‘Fuji Suprema’ (Fuji) coletados em pomares com gradiente altitudinal, Lovo e Horizonte, ambos localizados no município de Palmas-PR. Foram utilizados dois testes: estacas de uma só gema para determinar o tempo médio de brotação (TMB) e de Tabuenca (1967). Para determinação do TMB foram avaliados quinzenalmente, 20 ramos tipo brindila de cada cultivar. Já para a avaliação do Teste de Tabuenca (1964), a capacidade de hidratação e aquisição de matéria seca foi foram avaliadas em 50 esporões coletados quinzenalmente. Os dados são apresentados graficamente, realizados em linguagem R. Pode-se observar que as cultivares Gala e Fuji apresentam maior profundidade de dormência, quando cultivadas em região de maior altitude, porém a retomada de crescimento foi rápida em todas as cultivares.
Jessica
De Camargo