Caracteres agronômicos para seleção e melhoramento de genótipos elite de Artemisia annua L.

A malária é responsável por centenas de milhares de mortes por ano, sendo considerada como uma das doenças mais sérias que acometem o mundo. Ainda, praticamente todo seu tratamento consiste na administração de terapias combinadas de artemisinina, sendo esta, uma substância extraída quase que exclusivamente da espécie Artemisia annua L.. Posto isto, o melhoramento genético que visa o incremento no teor desta substância e de óleo essencial se torna interessante. Portanto, este trabalho objetivou a obtenção de genótipos superiores em rendimento artemisinina e análogos, bem como de óleo essencial em plantas de A. annua, utilizando caracteres agronômicos e encontrar suas correlações. O experimento contou com 20 famílias pré-selecionadas dispostas em blocos ao acaso com 5 repetições em solo, que ao atingirem a antese, passaram pelo processo de hidrodestilação. Por conseguinte, obteve-se que, as famílias 2417, 2111, 1728, 2130, 2902, 1315, 213, 631, 1005, 914 e 1107 do cultivar CPQBA 3 são superiores em rendimento de óleo essencial e não diferem estatisticamente entre si. Ainda, não se verificou correlação significativa entre os caracteres agronômicos, excetuando-se massa seca de folhas com massa seca de ramos e relação folha colmo com massa seca de ramos. A análises fitoquímicas ainda não foram realizadas.
Baruch
Ramos Cambui