Fitossociologia de plantas daninhas em função de diferentes manejos

O objetivo dessa pesquisa foi realizar o levantamento fitossociológico de plantas daninhas em desenvolvimento inicial do milho após cultivo de plantas de cobertura, na região Oeste do Paraná. Ostratamentos foram constituídos pelo desenvolvimento inicial do milho após o cultivo de crotalária, trigo mourisco, mucuna preta, braquiária, sorgo, soja e testemunha. As amostragens foram realizadas com um quadrado de 0,25 m2 aos 60 dias após o plantio do milho, lançado ao acaso. As plantas daninhas foram quantificadas e identificadas para o cálculo dos seguintes parâmetros fitossociológicos: densidade absoluta, densidade relativa, abundância absoluta, abundância relativa, frequência absoluta, frequência relativa, índice de valor de importância e índice de valor de cobertura. As plantas de cobertura promoveram modificações nas populações de plantas daninhas emergidas e na capacidade de supressão de algumas espécies, principalmente nos tratamentos com palhada de crotalaria e braquiária. As espécies de Bidens pilosa e Commelina bengalensis foram registradas em todos os tratamentos, e com índices mais expressivos nos tratamentos com cultivo anterior de soja, sorgo, trigo mourisco e testemunha. Para o tratamento controle, D. insularis teve maior índice de valor de importância e índice de valor de cobertura.
Cintia
Maria Teixeira