Alternativas de manejo de plantas daninhas com uso de adubos verdes na cultura do milho

O objetivo da pesquisa foi avaliar o desenvolvimento inicial do milho em sucessão a diferentes formas de cobertura do solo, buscando alternativas de manejo de plantas daninhas para a região oeste paranaense. Os tratamentos foram constituídos pelo desenvolvimento inicial do milho após o cultivo de crotalária, trigo mourisco, mucuna preta, braquiária, sorgo, soja e testemunha em delineamento de blocos casualizados, com  quatro repetições. Após o cultivo das plantas de cobertura e avaliação da produção, estas foram dessecadas e realizou-se o plantio direto do milho sob as palhadas. Aos 30, 45, 60 e 75 dias pós o plantio foi determinada a altura, número de folhas, área foliar e massa seca do milho. Cobertura vegetal de braquiária se destacou em produção e durabilidade da palhada, provavelmente pela decomposição mais lenta. A crotalária também se destacar em vários aspectos como redução da massa seca de plantas daninhas. O milho foi beneficiado no seu desenvolvimento inicial sob a palhada de braquiária, crotalária e sorgo e com redução da massa seca de plantas daninhas. Portanto, o uso de plantas de cobertura na região oeste do Paraná pode ser uma alternativa viável de ser implementada dentro do Manejo Integrado de plantas daninhas.
Gabriela
Carolina