Desempenho de populações F3 de feijão em sistema orgânico

O feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) apresenta grande importância nacional, sendo ótima fonte proteica, podendo ser cultivado durante o ano todo em determinadas regiões do país. Por ser uma das principais fontes de alimento na dieta da população brasileira, os estudos de melhoramento genético devem ser constantes visando diferentes sistemas de produção. Um dos desafios à adoção de sistemas orgânicos para produção de feijão é a identificação de cultivares adaptadas a este manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a performance de linhas F3 resultantes do cruzamento entre as cultivares IAC Milênio e ANFc9 visando a obtenção de uma linhagem voltada pra o sistema orgânico de produção. A partir do presente estudo é possível observar que os componentes de rendimentos do cruzamento das cultivares, número de legumes por planta (NLP), número de grãos por legume (NGL), massa de grãos por planta (MGP) e massa de cem grãos (MCG), obteve bons resultados, podendo futuramente se tornar uma nova linhagem.
Adão
Alves