Trafego controlado de máquinas

ID: 
7325
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/88535242736?pwd=RE1MY0laWkZtdkVGWGZJdmwwaDk3Zz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/b3c3d484-3a79-4a90-9627-9f578ff05183
Resumo: 
O trafego de máquinas é realizado sobre as culturas para os tratos culturais, causando o problema de amassamento de plantas devido aos rodados das máquinas. Deste modo, o trafego controlado de máquinas no processo de pulverização, pode ser benéfico. O objetivo do trabalho foi obter o melhor sentido de trafego do pulverizador de modo que diminua os amassamentos e consequentemente as perdas de plantas. Foram comparadas diferentes sentidos de pulverização em delineamento experimental de blocos casualizados, em um esquema bifatorial 2 x 6 sendo duas culturas (soja e milho) e seis sentidos (testemunha, amassamento longitudinal, amassamento transversal, amassamento 45º, aumento da densidade e sem cultivo de plantas), com quatro repetições. A coleta das plantas para estimativa da produtividade foi realizada nas quatro linhas paralelas ao tráfego, em de 5 metros de comprimento. Os resultados até o momento não foram conclusivos devido a falta de umidade no desenvolvimento das culturas.
Autor(es): 
Alison
de Meira
Ramos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, Paraná, Brasil
alisonramos@alunos.utfpr.edu.br
Estudante de graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - SH) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
Gilvan
Moisés
Bertollo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, Paraná, Brasil
gilvanbertollo@utfpr.edu.br
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Agricultura e Ambiente - UFSM. Doutor em Engenharia Agrícola pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - UFSM. Foi professor substituto do Departamento de Engenharia Florestal da UFSM campus de Frederico Westphalen, professor do curso de Agronomia no Departamento de Estudos Agrários da UNIJUI. Atualmente é professor efetivo do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Santa Helena e professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio PPGTCA - UTFPR Câmpus Medianeira. Atuo na área de máquinas agrícolas, mecanização agrícola e agricultura de precisão. Desenvolve pesquisas em tráfego controlado de máquinas, eficiência energética e emissões de gases poluentes de motores agrícolas, tecnologia de aplicação, qualidade de semeadura
Modalidade: 
Agronomia
Data: 
25/11/2020
Hora: 
13:30