ID:
7310
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/85484694724?pwd=M0kxQ0M1NUdpMmxtNFpvYmRQcUJnZz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/5e896bfc-f006-4379-ad4a-37b65ebc5063
Resumo:
Os veículos elétricos tem ganhado um espaço considerável no setor automotivo, isto porque são uma forma eficiente de diminuir os efeitos que este setor causa no meio ambiente e na sociedade como um todo. O sistema de um veículo elétrico é composto por uma fonte de energia portátil química ou eletromagnética e um esforço de tração que, neste caso, é o motor elétrico. Este trabalho propõe um modelo de um sistema de armazenamento de energia híbrido através de uma associação de baterias e supercapacitores com o objetivo de aumentar a autonomia do veículo e diminuir o desgaste dos elementos que compõem o sistema. Além de reproduzir e simular a modelagem de uma bateria de íon-lítio através de um modelo eletroquímico para aplicação em sistemas de gerenciamento de energia de veículos elétricos. Os dados obtidos representam de forma satisfatória o comportamento de carga e descarga de uma bateria em uma situação real e com isso, é possível concluir que o modelo de bateria pode ser utilizado na simulação do sistema de armazenamento de energia híbrido proposto.
Autor(es):
Adriele
Ortiz
Gomes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
adrieleg@alunos.utfpr.edu.br
Fernanda
Cristina
Correa
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
fernandacorrea@utfpr.edu.br
Modalidade:
Engenharia Elétrica
Data:
26/11/2020
Hora:
14:30