Plataforma para submissão e correção automática de exercícios de programação

Este trabalho visa apresentar o processo de desenvolvimento de uma ferramenta para permitir a submissão de algoritmos e automatizar a correção dos códigos fonte de acordo com uma bateria de testes. A ferramenta permite possibilidade de expansão para diversas linguagens de programação, e com suporte inicial em Matlab ou Octave, testado em turmas da disciplina de Cálculo Numérico. Assim facilitando trabalho do professor, otimizando seu tempo, e simplificando a comunicação de feedback para os alunos. No decorrer do trabalho serão descritos os módulos que compõe a plataforma desenvolvida, bem como as ferramentas utilizadas para seu desenvolvimento. A aplicação se mostrou positiva em alguns aspectos, porém em outros apresenta indícios de mudanças e melhorias sugeridos para trabalhos futuros.
João Augusto Grobe
Castilho
joaocastilho@alunos.utfpr.edu.br
Atualmente cursando Ciência da Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, João Augusto atuou como autônomo prestando serviços de TI e suporte tecnico, manutenção de computadores. Além disso, trabalhou como Instrutor na Microlins-Ponta Grossa.
Erikson Freitas de
Morais
emorais@utfpr.edu.br
Possui bacharelado em nível de bacharelado Ciência da Computação pelas Faculdades Integradas de Caratinga - FIC (2002), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Atuou como analista de sistemas na empresa Viegas e Abreu Software - Sofist (2014), onde fez parte da equipe de desenvolvimento de soluções para recuperação e processamento de informações da WEB. Atualmente é docente do corpo de professores do Departamento Acadêmico de Informática - DAINF da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, no Câmpus de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando como docente e desenvolvedor, com ênfase em Visão Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Visão Computacional, Processamento Digital de Imagens, Reconhecimento de Padrões, Aprendizado de Máquina e Rastreamento Visual de Múltiplos Objetos.
Iara da Cunha Ribeiro da
Silva
iarasilva@utfpr.edu.br
Possui graduação em Matemática Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Computacional, com ênfase em Programação Não Linear, atuando principalmente nos seguintes temas: método da barreira modificada, reescalonamento não linear e fluxo de potência ótimo. Atualmente é professora vinculada ao Departamento Acadêmico de Matemática do Câmpus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Computação