Uso de gamificação e storytelling para introdução ao Pensamento Computacional

ID: 
7491
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/83847887571?pwd=OVU0eUpwRUtSaXVuRjJ2V3Rya2o3UT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/6165d86e-6c29-4cc7-ab16-0d54143ee2c7
Resumo: 
O Pensamento Computacional tem sido tema de diversas pesquisas nos últimos anos, sendo geralmente abordado de maneira isolada ou como introdução aos fundamentos de programação (Ciência da Computação). Esta pesquisa propõe uma abordagem, baseada em storytelling e gamificação, para promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional.  A abordagem foi implementada em um protótipo educacional (um livro-jogo digital), de maneira que auxilie no desenvolvimento da capacidade do aluno para a resolução de problemas, tendo o Pensamento Computacional como elemento de correlação entre diferentes áreas de conhecimento (disciplinas). O jogo busca promover um maior envolvimento do aluno com o conteúdo, colocando-o como protagonista no enredo, para que encontre diferentes informações, caminhos e puzzles (desafios) de acordo com as escolhas feitas. O protótipo tem como público alunos entre 10 e 14 anos, compreendidos entre o 5º e o 8º ano do Ensino Fundamental.
Autor(es): 
Pablo Martinez
Slomp
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Guarapuava
pslomp@alunos.utfpr.edu.br
Cursando Tecnologia em Sistemas para Internet na Universidade Tecnológia Federal do Paraná - Campus Guarapuava
Eleandro
Maschio
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Guarapuava
eleandrom@utfpr.edu.br
Professor do Magistério SuperiorCoordenação do Curso de Tecnologia em Sistemas para InternetUniversidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Guarapuava
Modalidade: 
Computação
Data: 
25/11/2020
Hora: 
16:30