Avaliação da atividade biológica de extratos do pinhão

Alguns estudos indicam a presença de compostos fenólicos nas cascas e sementes do pinhão. A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crônica, caracterizada por altos níveis de glicose no sangue. Uma possível solução para os efeitos negativos causados pela hiperglicemia é a inibição das enzimas hidrolisantes de carboidratos. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos de pinhão (água de cozimento-AC e etanólico da casca-CP) na atividade das enzimas alfa-amilase salivar humana e pancreática suína por meio de testes in vitro e in vivo. Os extratos foram caracterizados com relação às propriedades térmicas, grupos funcionais moleculares e capacidade antioxidante. Foram avaliados os efeitos da presença dos extratos na atividade das enzimas alfa-amilases. Os resultados de IC50 obtidos para inibição da alfa-amilase salivar foram de 740 e 129 µg.mL-1 e para pancreática suína de 1871,66 e 460,70 µg.mL-1 para AC e CP, respectivamente. Nos ensaios in vivo, o extrato AC apresentou redução de até 17% que o grupo controle, e o extrato CP de até 56% na glicemia dos animais. Portanto, os extratos agiram como inibidores das enzimas, contudo o extrato da casca apresenta maior potencial de aplicação em estudos futuros para o tratamento de doenças, como Diabetes.
LUIS
Gustavo