Biodegradação de resíduo têxtil de algodão

A indústria têxtil gera toneladas de resíduos em todos os setores. Parte dos resíduos sólidos é reciclada ou reaproveitada, mas a maioria é depositada em aterros industriais e os efluentes passam por tratamentos químicos. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana, os laboratórios de pesquisa e ensino geram grande quantidade de retalhos e grande volume de efluente contendo enzimas celulases. Neste trabalho, foi realizada a biodegradação do resíduo sólido de algodão com o efluente contento enzimas celulases. As amostras foram testadas em duas etapas, avaliando-se na primeira etapa a influência da agitação e na segunda, o tamanho da amostra (cortada e triturada) e a temperatura.  Nesta segunda etapa também foi utilizado uma solução de celulases para comparação. A utilização do efluente contendo a enzima celulase promoveu alterações estruturais no resíduo sólido testado, principalmente a 50 ºC. Aparentemente, a trituração das amostras favoreceu a biodegradação e não houve diferença das amostras tratadas com o efluente ou com a solução de enzima. Este trabalho serve como base para a otimização do processo de biodegradação, assim como avaliar detalhadamente os produtos resultantes e desta forma, diminuir o impacto ambiental causado por esses resíduos.
Milena
Martins