Análise do fluxo de calor em veículos espaciais durante a reentrada na atmosfera

ID: 
7411
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84764537387?pwd=VjQ4eDdZdHY3d2FBYlJSUjQvckpvUT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/01dd6d90-e3bc-488f-a342-095d6a2223e9
Resumo: 
Um dos maiores problemas durante a reentrada de um veículo espacial na atmosfera é o aquecimento aerodinâmico que ocorre na parte frontal do veículo. Tendo em vista isso é preciso desenvolver um sistema de proteção térmica para garantir a integridade deste veículo até chegar ao solo. Logo, é necessária uma estimativa da carga térmica na região do ponto de estagnação do veículo, a qual é obtida através de uma integração do fluxo de calor em relação ao tempo de trajetória. Foi utilizado no presente trabalho a linguagem de programação Fortran 90/95 para implementar o modelo atmosférico de 1976, bem como os métodos de fluxo convectivo. Além, da implementação do modelo de cálculo das propriedades termodinâmicas após a onda de choque, normal ao ponto de estagnação do veículo, que se forma durante um voo supersônico. Para isso foi utilizado o modelo de gás perfeito e equilíbrio termodinâmico. Considerando uma temperatura na parede do corpo de 1000 K, foram obtidos fluxos de calor da ordem de 2,0 MW/m2 e cargas térmicas na ordem de 200 MJ/m2.
Autor(es): 
Filipe
Eduardo da
Silva
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
filipe.1998@alunos.utfpr.edu.br
Francisco
Augusto Aparecido
Gomes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
franciscogomes@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Engenharia Mecânica
Data: 
24/11/2020
Hora: 
22:00