Estudo numérico da transferência de calor na superfície livre com convecção natural

Este trabalho visou realizar o estudo dos efeitos da convecção natural na superfície livre de uma piscina em um recinto fechado. Para efeitos de estudo isolado da convecção natural, a evaporação foi desconsiderada e a perda de calor devido a presença de nadadores no interior da piscina também foi desprezada. O estudo numérico foi realizado através do software livre OpenFoam no qual a geometria de um bloco foi construída e as condições de contorno impostas para todas as faces foram gradiente nulo exceto para a face superior que foi perda de calor por convecção na superfície livre. Nos resultado foi possível analisar que a temperatura média da piscina diminuiu com  a variação do tempo, além disso também foi analisado o perfil de velocidade da superfície para o fundo da piscina em duas posições distintas, primeiramente próximo a parede da piscina e posteriormente próximo ao centro da piscina, foi possível analisar que as maiores velocidades e consequentemente os maiores gradientes de massa específica ocorrem na superfície e no fundo da piscina, além disso também foi possível visualizar através do gráfico que a velocidade máxima próxima a parede é superior a velocidade máxima próximo ao centro da piscina.
ANDREVIDY
IVO