Desenvolvimento e aplicação de sistema supervisório para um fotômetro

Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema supervisório para fotômetro, equipamento comumente empregado em laboratórios de análises (áreas: química, alimentos, ambiental, etc) empregando o conceito de absorção da radiação espectrofotométrica, região do visível por espécies moleculares. Os fotômetros também são utilizados associados a técnicas como detectores em sistemas cromatográficos, eletroforese capilar, imunocromatografia ou análise em fluxo contínuo. O protótipo fotométrico proposto é constituído por LED-RGB, como fonte de radiação (região do visível), três sensores de luminosidade, monitoramento da radiação (sinal analítico) e, microcontrolador para gerenciar o acionamento da radiação da fonte de emissão (LED) e detecção da radiação (sensores). A linguagem do supervisório foi desenvolvido em linguagem LabVIEW. No supervisório é possível selecionar qual radiação é emitida pelo LED, gerenciar sinais de corrente dos sensores e processá-los em uma medida analítica (absorbância, empregando o conceito da lei de Beer). Após ensaios de medidas realizadas com o protótipo, concluíram-se que a arquitetura proposta do supervisório se mostrou adequado para gerenciar o funcionamento do fotômetro.
Gabriela Dias
Alba