Vitamina L intercalada em hidroxissal de zinco e adsolubilizada com corante Bordeaux.

Para a obtenção de um aditivo alimentar multifuncional, utilizou-se a intercalação da vitamina L1 (ácido 2- aminobenzóico) em um hidroxissal lamelar de zinco (HSL), para tal utilizou-se o método de co-preciptação. Após a intercalação foi proposta a adsolubilização do corante vermelho Bordeaux (VB), utilizado na indústria alimentícia com a finalidade de conferir e intensificar a cor do alimento. A intercalação da vitamina L1 pode ser comprovada por meio da difratometria de raios K(DRX), uma vez que o observou-se aumento da distância basal de 13,4Å, pela espectroscopia vibracional na região do infravermelho (FTIR), na qual o espectro apresenta bandas características da vitamina e do hidroxissal e pela análise térmica (TGA/DSC), na qual verificou-se melhora na estabilidade térmica com aumento da temperatura de degradação de 327 °C. O produto adsolubilizado (HSL/L1-VB) apresenta cor rosa, o que confirma a presença do corante, embora a curva termogravimétrica apresente perda de massa em temperatura próximas ao produto intercalado (HSL/L1) e no espectro de FTIR às bandas característica do corante estejam sobrepostas às bandas da vitamina.
Maria Angélica
Araujo
maria_angelicaaraujo@hotmail.com
Acadêmica do 6° período do Curso Licenciatura em Química. Atualmente Estágiaria no Laboratório do Departamento Acadêmico de Química DAQUI, voluntária em iniciação Cientifíca (PIVICT), ambos pela Universidade Tecnólogica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Medianeira.
Nájila Mikaeli
Pauli