ID:
7536
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/81513982334?pwd=L0EvMEJGSW05V1lqUU5oNEJPdlJjQT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/ca2d5413-50ba-48bb-910d-5e6e20e37ebb
Resumo:
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), política governamental de compra e de distribuição de coleções didáticas a estudantes e professores das escolas públicas, prevê, em seus editais de seleção, o “Manual do Professor”, material que apresenta as concepções teórico-metodológicas das obras e as orientações didático-pedagógicas aos professores. A importância destes materiais para os processos que ocorrem na educação escolar tem motivado o desenvolvimento de pesquisas sobre os livros didáticos, contemplando uma variedade de temáticas, dentre elas, as que dizem respeito às características dos manuais do professor. Neste sentido, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa documental sobre as orientações presentes no Manual do Professor de nove coleções didáticas de Física do Ensino Médio. Os materiais utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram as coleções didáticas de Física selecionadas no PNLD 2018, em especial, o Manual do Professor presente em cada coleção e o Edital de Convocação do PNLD 2018, por meio de métodos e procedimentos da análise de conteúdo. Em síntese, os resultados apresentam indícios de atendimento às especificações do edital, num sentido de padronização das obras didáticas e, também, de suas orientações didático-pedagógicas.
Autor(es):
Gyovanne
Zanetti
Matuchaki
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
gyo.matuchaki@gmail.com
Graduando em Licenciatura Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, percetencente Iniciação Científica do projeto de pesquisa “Livros didáticos de Física e de Ciências: modos de apropriação na Educação Básica”, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Física.
Alisson
Antonio
Martins
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
amartins@utfpr.edu.br
Professor adjunto do Departamento Acadêmico de Física e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR, Campus Curitiba.
Modalidade:
Física
Data:
26/11/2020
Hora:
15:30