Identificação e herborização de plantas daninhas

Objetivou-se com este trabalho identificar e herborizar as principais especeis de plantas daninhas da área experimental da UTFPR, câmpus Santa Helena e observar “in loco” como o herbário didático pode auxiliar o desenvolvimento cognitivo para um estudante de ensino médio. As atividades de montagem de herbário foram realizadas em duas etapas: na primeira, trabalhou-se a parte teórica, explanando sobre a importância da herborização, as principais espécies de plantas daninhas e sua importância agronômica. Já na segunda fase realizou-se a montagem de herbário com plantas fase jovem. As coletas das plantas daninhas foram realizadas nas imediações do Câmpus e na fase seedling. As plântulas foram coletadas no campo e imediatamente foram identificadas e colocadas na cartolina branca nas dimensões 10x15 cm, sob o papel contact. Dentre as espécies mais frequentes e de grande relevância competitiva podemos destacar: Commelina Benghalensis, Ipomoeia grandifolia, Bidens pilosa, Galinsoga parviflora, Amaranthus hybridus, Conyza bonariensis, Urochloa decumbens e Digitaria insularis. Ao longo das atividades, pode-se observar que a acadêmica do ensino médio se mostrou motivada para coletar e identificar as espécies de plantas daninhas, demonstrando que o herbário serviu como uma ferramenta de ensino para identificação correta de espécies de plantas daninhas.
Cintia Maria
Teixeira