Desempenho fisiológico de sementes de soja tratadas com agentes biológicos e fertilizantes organominerais

O Brasil é o principal produtor de soja (Glycine max) mundial, com a maior produção e área cultivada. A utilização de sementes de soja de alto vigor para o estabelecimento de campos de produção é essencial para altas produtividades. A inoculação tem cada vez se mostrado uma alternativa altamente eficiente para tornar a atividade mais sustentável e rentável, portanto o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade fisiológica de sementes de soja tratadas com diferentes agentes biológicos e fertilizantes organominerais. O trabalho foi conduzido em esquema bifatorial (2x8) em delineamento inteiramente casualizado, utilizando-se dois vigores de sementes e oito tratamentos. Os testes de qualidade fisiológica realizados foram germinação e envelhecimento acelerado, os resultados foram submetidos a análise de comparação de médias, os tratamentos resultaram em diferença significativa entre os tratamentos e entre os lotes de sementes. Conclui-se que as sementes de alto vigor não apresentaram alteração para sua qualidade fisiológica, já para de baixo vigor ocorreu redução na germinação em certos tratamentos.
ANDREI
REGIS
SULZBACH
andreisulzbach@alunos.utfpr.edu.br
Grupo de pesquisa de sementes de culturas anuais, Ciências agrárias, fitotecnia e fitossanidade.
Jean
Carlo