O extrato hexânico de Ricinus communis afeta o parasitismo de Trichogramma pretiosum em ovos de Chrysodeixis includens?

Atualmente há uma grande busca por novas moléculas químicas para o controle de insetos-praga, sobretudo os de origem natural, por conta de sua diversidade molecular e ocorrência natural, bem como potencial de controle.  Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do Extrato Hexânico de Ricinus communis (EHRC) sobre o parasitismo de Trichogramma pretiosum Riley 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Chrisodeixis includens Walker 1858 (Lepidoptera: Noctuidae). Para a realização deste trabalho a partir de pupas de C. includens adquiridas de criação em laboratório foi estabelecida uma criação para a obtenção de ovos. As posturas de C. includens foram feitas em papel manteiga nas caixas de criação e foram coletadas e separadas em cartelas de 50 ovos, recortando-se o papel. As cartelas com ovos foram tratadas com concentrações de 2%, 1% e 0,5% de EHRC, além do tratamento testemunha. Os resultados apontaram que o EHRC diminui a taxa de parasitismo em ovos de C. includens, porém não alteraram a taxa de emergência do parasitoide. Estratégias de utilização conjunta do parasitoide e o extrato EHRC devem ser estudadas.
Leonardo
de Lima
Henning
henning.leonardo@gmail.com
Graduando de Agronomia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos. Bolsista voluntário do Laboratório de Controle Biológico.
Everton
Ricardi Lozano
Da Silva
evertonloz@gmail.com
Caroline
Maria
Allein
carollallein@hotmail.com
Graduada em Letras pelo Centro Universitário Internacional. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pós-Graduada em Educação Ambiental pela Faculdade São Braz. Pós-graduada em Educação no Campo pela Unar. Mestranda em Agroecossistemas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Cruzeiro do Iguaçu e na Rede Municipal de Ensino de Dois Vizinhos.
José
Carlos
Bianchini Júnior
jose.bianchiniutfpr@gmail.com
Leonardo
Tozzetti
Alves
leonardo_tozzetti@hotmail.com
Mateus
Gobo
Rodrigues
mateusgobo14@gmail.com
Michele
Potrich
profmichele@gmail.com
Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Agronomia/ Entomologia - Controle Biológico. Atualmente é Docente (EBTT DIV) na UTFPR-DV.
Renan
Quisini
renanquisini@gmail.com
Acadêmico do 7° período de Agronomia da UTFPR, membro do grupo PET-Produção Leiteira desde 03/2018, atuou como voluntário no Laboratório Didático de Análise de Sementes desta instituição(03/2017 - 03/2020), desde 03/2020 atua como voluntário no Laboratório de Controle Biológico, conduzindo projeto de pesquisa intitulado: EFEITO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE BIOINSETICIDAS COMERCIAIS A BASE DE FUNGOS E EXTRATOS VEGETAIS SOBRE Euchistus heros (FABRICIUS, 1798)(HEMIPTERA, PENTATOMIDAE), sobre a orientação do Dr. Everton Lozano