Crescimento e produção de araucária (Araucaria angustifólia), palmito Jussara (Euterpe edulis) e banana (Musa parasidiaca) na Unepe de sistemas Agroflorestais da UTFPR-DV

O presente trabalho teve objetivo avaliar o comportamento de crescimento e desenvolvimento das espécies Euterpe edulis (Palmito jussara), Musa ssp. (Banana) e Araucária angustifolia (Araucária) e a variação entre as linhas de cultivo, sobre condições de Sistema Agroflorestal (SAF) na região sudoeste do Paraná. O trabalho encontra-se em andamento na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais, pertencente à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos – UNEPE-SAF/UTFPR. O sistema SAF possui 10 anos com uma área total de aproximadamente 1.600 m², constituído em oito linhas de plantio, com quatro metros de distância nas entrelinhas. Dentro dele as espécies são cultivadas com diferentes extratos arbóreos e em consórcio de espécies com diferentes aptidões, madeireira, frutíferas e produção biomassa. As avaliações foram feitas pela análise de produção kg/ha-1, altura, número de plantas por linha e o diâmetro na altura do peito (DAP), entre as espécies de interesse. Os principais resultados foram as médias de crescimento dos palmitos de 14,17cm e 2,75m de altura, para as araucárias as médias consistiram em DAP de 2,69cm com 2,4m de altura, e uma produção de bananas por equivalente a 10 T/ha-1. Não houve diferenças entres as linhas de cultivo indicando homogeneidade na área.
VICTOR
MANOEL