Milho no sistema de integração lavoura pecuária com leguminosa e nitrogênio

Objetivou-se avaliar o efeito da inclusão da leguminosa forrageira trevo vesiculoso na pastagem hibernal, sob pastejo, na subsequente produção de milho em um sistema de integração lavoura-pecuária. No inverno do ano de 2019 foram implantados os tratamentos em esquema fatorial 4x2 em parcelas subdivididas. Nas parcelas principais serão alocados os consórcios de aveia + azevém + trevo vesiculoso + 75 kg ha-1de N, aveia + azevém + 150 kg ha-1 de N e aveia + azevém + 75 kg ha-1 de N e nas subparcelas o uso ou não de animais em pastejo. Na fase estival, lavoura, foi implantada a cultura do milho que recebeu doses de N em cobertura no estágio V5, sendo as doses de 0, 75, 150, 75 kg ha-1 de N em parcela subdividida.  O nitrogênio aplicado na pastagem apresenta efeito residual para cultura do milho, eliminando a necessidade de aplicação desse nutriente em cobertura na lavoura de verão. O pastejo das pastagens hibernais de aveia, azevém e trevo vesiculoso não afeta a produção de milho, sendo possível integrar pecuária e lavoura, trazendo maior rentabilidade e sustentabilidade aos sistemas de produção agropecuários.
MATHEUS
RIBEIRO