Adsorção do corante Preto Reativo 5 em coluna de leito fixo utilizando lodo de esgoto sanitário (biocarvão) como adsorvente

A adsorção do corante Preto Reativo 5 (PR 5) em solução aquosa foi verificada em uma coluna de leito fixo preenchida com carvão à base de lodo de esgoto de uma estação de tratamento de esgotos, como adsorvente. adsorventes foram preparados por tratamento térmico (pirólise, LP) e químico (funcionalização com HNO3, LF). Os ensaios de adsorção foram realizados na coluna preenchida com LP em pH 12 a 41 oC e com LF em pH 3,3 a 51 oC. Foi utilizado planejamento estatístico com modelo de delineamento composto central rotacional para otimizar a vazão afluente, concentração do PR 5 e massa do adsorvente. os dados experimentais foram ajustados aos modelos de Thomas e Yoon-Nelson. Os dados cinéticos foram bem ajustados em ambos os modelos cinéticos com R2 igual e superior a 0,99 para LP e superior a 0,74 para LF. o processo demostrou bom desempenho para os lodos na coluna de leito fixo. A adsorção foi favorecida para menores vazões, maiores massas de adsorvente e baixas concentrações. assim, concluiu-se que o lodo de esgoto pode ser utilizado como adsorvente alternativa na remoção do PR 5.
Isabele
Stresser