Produção de lipases por fermentação submersa utilizando resíduos da agroindústria

As enzimas são biocatlisadores que apresentam vantagens como alta especificidade e biodegradabilidade, atuam em ampla faixa de temperatura e pH, seletividade e eficiência. Dentre as enzimas utilizadas industrialmente, as lipases (EC 3.1.1.3, triacilglicerol acilhidrolases) se destacam por atuarem em diversas reações como hidrólise, aminólises, interesterificação, transesterificação, entre outras. Resíduos agroindustriais são ricos em nutrientes e servem para o cultivo de micro-organismos e produção de lipases. Este trabalho objetivou produzir lipases pelo fungo Botryosphaeria ribis EC-01 por fermentação submersa utilizando resíduos agroindustriais. Os resíduos agroindustriais torta de soja (1, 2, 4 e 10 %, m/v), bagaço de malte, levedura e melaço (10, 12 e 14 %, m/v), foram utilizados como substratos para produção de lipases em meio contendo somente água destilada.  Altos valores de atividade enzimática foram encontrados utilizando o substrato torta de soja, sendo que a máxima atividade (28,9 ± 2,05 U/mL) foi obtida com a concentração de 4 % (m/v) e 168 h. A utilização destes resíduos não só contribui para a sustentabilidade, mas também reduz os custos de produção destas enzimas, o que favorece a sua aplicação.
Milena
Martins