Estudo da aplicação de princípios ativos com apelo natural no desenvolvimento de produtos cosméticos

Os cosméticos estão presentes na vida dos seres humanos desde a antiguidade e foram evoluindo juntamente à sociedade. A produção passou a em larga escala e as formulações foram sendo modificadas para atender as necessidades da população. Atualmente, os consumidores preocupam-se com o que estão consumindo e com o meio ambiente. Assim, a procura por produtos naturais e que gerem menor poluição ao meio ambiente é crescente. Diante deste fato, esse trabalho busca estudar a aplicação de princípios ativos com apelo natural no desenvolvimento de produtos cosméticos. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas em literaturas já existentes, sobre os seguintes temas: cosméticos naturais e orgânicos, princípios ativos naturais e princípios ativos sintéticos. Constatou-se que as normatizações são feitas por agências certificadoras que definem que a composição e os teores mínimos e máximos de alguns componentes são os fatores que determinam se um produto cosmético é classificado como natural, natural com porcentagem orgânica e orgânico e que a principal dificuldade em elaborar formulações orgânicas está em substituir surfactantes, corantes e conservantes sem perder a qualidade do produto.
Milena
Santos