Variação Nictemeral de Zooplâncton e Fitoplâncton no Reservatório Passaúna, Curitiba – PR

Estudos sobre a variação nictemeral ou variação diurna dos ecossistemas aquáticos são importantes para compreender os fatores que levam as mudanças na estrutura das comunidades biológicas e nas variáveis físicas e químicas em um curto período. Assim este trabalho tem por objetivo avaliar a variação nictemeral dos organismos planctônicos do Reservatório Passaúna. O estudo nictemeral foi realizado no dia 04 de fevereiro de 2019 com coletas em três profundidas (superfície, 3m e 10m). Foram coletados 5 litros de água nas profundidades e filtradas em rede planctônica. Os organismos foram conservados e posteriormente identificados e quantificados em microscopia ótica. Foram identificados 9 táxons da assembleia zooplantônica e 14 táxons da fitoplanctônica. Os mais abundantes foram da família Cyclopidae com 41 ind./ml e Pediastrum sp com 934 ind./mL. Observou-se a atividade migratória do zooplâncton com a maior concentração dos indivíduos na superfície entre os horários de 21 e 24 horas. Com base nos dados analisados é possível afirmar que o reservatório possui algumas espécies dominantes tanto de fitoplâncton como de zooplâncton e a dominância das espécies de fitoplâncton está relacionada com a dieta do zooplâncton.
Fabiana
Costa
Corrêa
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, Campo Mourão, Paraná, Brasil