Uso de bioindicadores para determinar a qualidade da água do Rio Alegria, Medianeria, Paraná.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água do Rio Alegria por meio de macroinvertebrados bentônicos. Foram realizadas quatro coletas, em cinco pontos. Em cada ponto de coleta foram feitas seis amostragens utilizando o amostrador tipo Surber. Os macroinvertebrados foram triados e identificados até o nível de família. Foi analisado o índice de diversidade (Shannon) e o índice BMWP’ (Biological Monitoring Work Party Score System). Foi coletado um total 1.441 indivíduos, distribuídos em 12 táxons pertencentes aos filos Arthropoda (97,2%), Platyhelminthes (2,0%), Annelida (0,7%) e Mollusca (0,07%). A maior parte dos indivíduos coletados são classificados como resistentes ou tolerantes às alterações que ocorrem na qualidade dos ambientes aquáticos, indicando a degradação do mesmo. O pequeno número de táxons (12) encontrado e os valores baixos do índice de diversidade de Shannon (inferior à 0,5 para todos os pontos) reforçam a alteração da qualidade da água. O índice BMWP’ revelou que os pontos 1 e 2 estão em situação crítica e os pontos 3, 4 e 5 em situação muito crítica. A partir dos resultados constata-se a necessidade de um plano de recuperação e manutenção da qualidade do Rio Alegria, em função da importância biológica e econômica do mesmo.
Diana Elena Sosa
Gimenez