Aprimoramento de modelo eletrônico para medir gases

O aquecimento global, devido ao efeito estufa, foi percebido desde o século XIX, e desde então os estudos em cima deste tema aumentaram gradativamente, afinal este efeito vem provocando transformações naturais no planeta. Existem vários agentes emissores de CO2 no mundo e em especial durante a construção de usinas hidrelétricas, uma enorme massa orgânica é coberta pela água e está massa entra em decomposição, acarretando alguns problemas para o meio ambiente como: emissão de gases de efeito estufa nas represas, espécies de peixes desaparecem, árvores viram matéria decomposta de baixo da água. Para fazer o levantamento da emissão de CO2 pesquisadores utilizam uma técnica por meio de boias estáticas onde coletam amostras da água para analisa-las em laboratório demandando tempo para manipulá-las. A pesquisa tem o intuito de auxiliar pesquisadores a obter dados de CO2 em represas próximas a usinas hidrelétricas de forma autônoma. As tecnologias utilizadas nesta pesquisa envolvem além do sensor de gás CO2, o sensor de temperatura, altitude e pressão, módulo para cartão SD, GPS, motores DC e um Arduino MEGA. Os testes ainda estão em faze de estudo e foram realizados em uma sala com capacidade para dez pessoas, apresentado valores válidos para o ambiente.
Bruna Borsato
Miskalo