Material didático e o trabalho com episódios de resolução de tarefas em Cálculo

ID: 
7592
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84409980993?pwd=MVdVRWZBbUNwSGRiL0w4S01pSGZ4dz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/59dece25-9f0d-4e1a-80d3-c50d42a97be8
Resumo: 
Episódios de resolução de tarefas em Calculo Diferencial e Integral (CDI) consistem em momentos ao longo do desenvolvimento da disciplina em que os estudantes assumem papel ativo na elaboração do seu conhecimento, por meio de discussões coletivas desencadeadas a partir do trabalho com tarefas, no intuito de promover o desenvolvimento do raciocínio matemático. Neste contexto de aula se aula, torna-se difícil disponibilizar materiais para estudo extraclasse. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de construção de um material para aulas de CDI nesse contexto de trabalho em episódios de resolução de tarefas. A metodologia engloba as etapas de levantamento teórico do tema-chave da aula, da escolha da tarefa inicial e da discussão a partir dela até uma definição. São apresentados os capítulos que os autores têm construídos e revisados e discutido um exemplo de consonância do material com a discussão proposta em sala. O material é inovador, uma vez que foge às estruturas convencionais de livros de CDI e serve de base de estudos para estudantes em uma estrutura não usual de ensino.
Autor(es): 
Daniel
Daré Luziano da
Silva
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
daniel_silva2@whirlpool.com
Departamento Acadêmico de Engenharia de Materiais
André
Luis
Trevisan
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
andrelt@utfpr.edu.br
Departamento Acadêmico de Matemática
Modalidade: 
Educação
Data: 
26/11/2020
Hora: 
09:00
mencao_honrosa: 
Sim