Concepções de professores de Ciências sobre conceitos básicos de Astronomia

O trabalho objetivou investigar as concepções prévias dos professores de ciências, do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, sobre noções básicas de Astronomia, bem como verificar em que medida uma intervenção pedagógica influenciou a prática pedagógica dos professores participantes. Neste trabalho, de abordagem qualitativa, utilizamos três instrumentos para coleta dos dados, o primeiro foi uma atividade investigativa sobre noções básicas de astronomia, o segundo foi um diário de campo do pesquisador e o terceiro foi um questionário composto por duas questões aplicado após o final da oficina implementada. Nossos dados evidenciaram inicialmente muitas concepções espontâneas dos professores sobre determinados conceitos de Astronomia, porém, durante a realização da oficina de Astronomia foi possível perceber os professores muito motivados para a realização das atividades. Nossa análise revela ainda que ao final da oficina os professores foram capazes de refletir sobre sua prática ao avaliar o processo formativo da mesma.
Leonardo
Vinícius Ozório