Metodologias Ativas no ensino da Matemática: buscando possibilidades nas pesquisas acadêmicas brasileiras

ID: 
6764
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84409980993?pwd=MVdVRWZBbUNwSGRiL0w4S01pSGZ4dz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/c3c01cb3-ff72-48e0-9802-21fea4079280
Resumo: 
O projeto de pesquisa “Metodologias Ativas: possibilidades de ensino e aprendizagem da Matemática” tem como objetivo principal investigar sobre as metodologias ativas e compreender como elas vêm sendo interpretadas e utilizadas em aulas de matemática em contexto real de ensino.  Neste texto apresentam-se os dados referentes à investigação do tipo “revisão sistemática de literatura” em dissertações, teses e artigos do Banco de Teses da Capes, Domínio Público, SciELO, BDTD e no acervo de programas de pós-graduação em Ensino de Matemática e Educação que foram avaliados com conceitos 6 ou 7 pela Capes na última avaliação, procurando pelas pesquisas que utilizaram metodologias ativas no ensino de matemática. De modo geral, nota-se que este assunto começou a ser discutido e aplicado no ensino da matemática no Brasil recentemente, mas apesar disso, é possível observar que impactou positivamente nas turmas onde tais intervenções foram aplicadas.
Autor(es): 
Anna
Luiza
Zucco
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
anna.zucco@outlook.com
Janecler
Aparecida Amorin
Colombo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
janecler.aac@gmail.com
Modalidade: 
Educação
Data: 
26/11/2020
Hora: 
08:00