Modificações de meio de cultivo para produção de biofilmes de nanocelulose bacteriana opticamente transparentes

A nanocelulose bacteriana (NCB) é um biomaterial com vasto potencial de modificações e incorporações a sua matriz, com o propósito de produzir novos materiais com propriedades diferenciadas. Este estudo avaliou a capacidade da bactéria Komagataeibacter xylinus (ATCC® 53524™) de sintetizar NCB sob restrições de nutrientes em um meio definido mínimo. A reativação da cepa bacteriana foi realizada utilizando o meio complexo HestrinSchramm. Após sete dias de incubação foi constatado contaminação de fungos filamentosos através de análise macroscópica da placa de manutenção e de contaminação por leveduras na alíquota do meio de reativação. A metodologia e procedimentos foram reavaliados para garantir total assepsia, sendo possível a obtenção de biofilmes de NCB, confirmado através da morfologia bacteriana. Em seguida, foram realizados testes de biossíntese através da inoculação da bactéria em meio mínimo, entretanto, durante o período de crescimento não foi observado a presença de NCB, indicando uma contaminação. Com a suspensão das atividades de pesquisa, não foi possível concluir que as modificações foram eficientes na produção de biofilmes, além da caracterização dos materiais. Novos testes serão realizados futuramente, entretanto, o presente estudo contribuiu para as atividades propostas de propagação, estoque, reativação da cepa e preparo de reagentes.
João Pedro Maximino Gongora
Godoi