Laboratório vivo de cultivo de cogumelos

Cogumelos são frutificações de fungos superiores dos filos Ascomycota (ascomicetos) e Basidiomycota(basidiomicetos), e vêm sendo amplamente utilizados na indústria alimentícia. Estudos mostram suas propriedades nutricionais e inovadoras. Apresentam enzimas degradadoras de compostos lignocelulósicos, que são encontrados em materiais renováveis de baixo custo, e que têm sua composição rica em celulose, hemicelulose e lignina. Este projeto teve como objetivo duas frentes: social e científica.  Social: difundir a informação e promover o cultivo de cogumelos, através de minicursos teórico-práticos, utilizando resíduos agroindustriais como substrato, além da formação de um grupo aberto para compartilhamento de conhecimento e visitas técnicas a pequenas propriedades da região. A frente Científica foi dedicada à criação de uma biblioteca de linhagens e ao cultivo de “sementes” e cogumelos, utilizando métodos adaptados a partir de protocolos pré-estabelecidos. Os testes de cultivo apresentaram perdas por contaminação, mas dentro dos 10% usualmente aceitáveis na indústria, permitindo assim o reisolamento e manutenção dessas linhagens. O projeto vem trazendo contribuições para região, através de novas tecnologias voltadas ao cultivo e propagação de cogumelos comestíveis.
PRISCILA
CAROLINE