Incidência de infecção fúngica em frutos contendo revestimento comestível com compostos antifúngico natural

No ranking de produção brasileira de frutas frescas, a maçã está entre as principais frutas produzidas, sendo o seu consumo per capita de 5 kg no Brasil em 2017. Entretanto, o desenvolvimento da fruticultura depende da redução das perdas pós-colheita, que podem atingir até 30% do total produzido. A infecção fúngica corresponde até 90% dos danos causados nos frutos. A incorporação de agentes antimicrobianos em filmes comestíveis é uma alternativa interessante, no sentido de impedir ou reduzir o crescimento indesejável de fungos filamentosos deteriorantes, possibilitando o aumento de vida útil de frutos frescos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a incidencia da podridão azul em frutos com o revestimento comestivel elaborado com composto antifungico de levedura antagonista, aplicado de forma preventiva e curativa. Foram determinadas a porcentagem de frutos doentes, a porcentagem de frutos infectados e a porcentagem de controle das lesões. Os tratamentos preventivos e curativos não impediram a ocorrência da doença e da infecção, mas o tratamento preventivo controlou significativamente a evolução das lesões causadas por Penicilllium expansum, cujo valor médio de controle foi de 59%. A utilização de composto antifúngico de levedura antagonista em revestimento indica perspectivas positivas para o controle de Penicillium expansum em maçãs frescas.
Deyse
Sanae Ota