Desenvolvimento de suplemento proteíco enriquecido com farinha de folhas de ora-pro-nobis (Pereskia aculeata)

O desafio muito recente no desenvolvimento de alimentos tem se caracterizado pela busca de saudabilidade, condições autossustentáveis, isentos de alérgenos e de produtos de origem animal. Esse aumento é devido à identificação problemas de saúde resultante de anos de alimentação de industrializados. Alguns dos componentes de maior incidência de transtornos alimentares (alergia e intolerância) são: glúten. lactose, proteína do leite e ovos. Neste sentido, este estudo visa à obtenção de um suplemento proteico enriquecido com farinha das folhas ora-pro-nobis, totalmente isento de glúten, leite, ovos e de qualquer produto que seja de origem animal. A formulação de suplemento proteico que possui em sua composição farinha de ora-pro-nobis (OPN) + Proteína de ervilha (PEV) + Proteína de arroz (PAR), demonstrou melhor aceitação na analise sensorial preliminar e na solubilidade em água. Dentro das perspectivas do produto busca-se a otimização da mistura para encontrar a melhor concentração de cada componente para aceitação sensorial, melhor composição nutricional e custo beneficio. Verifica-se que há uma limitação na utilização de proteína de arroz pelas características sensoriais intensas. O suplemento proteíco (concentração mínima de 50%) será constituído da farinha de ora-pro-nobis e proteínas isoladas de ervilha e arroz, considerando suas proporções e custo.
Samuel
Victor
Santos de Matos Alvares
samuelvictorsantos@hotmail.com
Departamento de engenharia de alimentos, área de atuação alimentos de origem vegetal.
Ana
Claudia