Produção de Mudas de Árvores Nativas da Floresta Ombrófila Mista

Diante de pequenos e esparsos remanescentes de vegetação nativa, especialmente da Floresta Ombrófila Mista, ações como a produção e o plantio de indivíduos de espécies nativas se faz importante para a Conservação da Natureza. Desta forma, buscou-se neste trabalho realizar a coleta de sementes de árvores nativas, priorizando o local da universidade, para o desenvolvimento e crescimento inicial de mudas de espécies arbóreas nativas, para fins de enriquecimento de áreas urbanas de Ponta Grossa, Paraná. Como resultados, foram produzidas e distribuídas 328 mudas para a população. Todos os indivíduos foram nativos, no entanto, nem todos arbóreos, sendo 102 da espécie de Maracujá-doce (Passiflora alata Curtis). Destaca-se ainda o desenvolvimento de espécies listadas em risco de extinção, como Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze (Araucária), árvores e Ocotea porosa (Nees & Mart.) Barroso (Imbuía) e o próprio ambiente do Câmpus da universidade como sendo local propício para a marcação de matrizes florestais de sementes para fins de produção de mudas.
Andréia
Fátima
Olegário
andreiaolegario@alunos.utfpr.edu.br