Efeito da astaxantina no estresse oxidativo em oócitos bovinos

Em países tropicais, muitos bovinos sofrem com as altas temperaturas no verão, podendo apresentar estresse térmico no qual observa-se um desequilíbrio entre os compostos oxidantes e antioxidantes, aumentando as espécies reativas de oxigênio (ROS) e provocando o estresse oxidativo celular, causando vários problemas ao animal, dentre eles o comprometimento na competência oocitária. A suplementação com um antioxidante poderá ajudar na eliminação das ROS, melhorando a qualidade oocitária. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da suplementação com o antioxidante astaxatina na qualidade de oócitos bovinos pela quantificação do estresse oxidativo destes gametas. Foi realizado um delineamento experimental comparando três grupos de tratamento de astaxantina no verão, momento de maior desafio metabólico, sendo eles o controle (n=15 fêmeas), onde não foi administrada astaxantina e os demais grupos suplementados via oral com 0,25 ou 0,50 mg/ kg de peso vivo/ por dia (n=15 fêmeas bovinas por grupo). Após 75 dias de suplementação, foi feita a coleta dos oócitos por OPU para análise morfológica. Na próxima etapa do estudo, será a análise das amostras por PCR em tempo real para determinar a expressão do gene HSP70, importante na resposta ao estresse térmico. As coletas de oócitos e análises subsequentes foram feitas em triplicata. Espera-se que o tratamento com astaxantina ofereça melhora da qualidade dos oócitos em relação à análise morfológica e ao estresse oxidativo.
Deborah
Lizama