Toxicidade de óleos essenciais para Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae)

Os avanços tecnológicos elevaram o patamar do Brasil no ranking da produção e exportação de frango. Contudo, essa alta demanda associada as dificuldades no manejo, tornou propícia a proliferação de pragas da avicultura. Nesse contexto, Alphitobius diaperinus é considerada a principal praga da avicultura de corte. O método comumente utilizado para o controle desse inseto é a aplicação de inseticidas químicos sintéticos, que se utilizados indiscriminadamente acarretam na seleção de insetos resistentes. Assim, esse trabalho objetivou avaliar a toxicidade do óleo essencial proveniente das cascas do caule de Duguetia lanceolata para A. diaperinus, em ensaio de ingestão. A concentração letal mediana (CL50), ou seja, concentração necessária para causar mortalidade em 50% da população foi de 38,36 µg/mg de dieta. As larvas alimentadas com a dieta contendo o óleo essencial de D. lanceolata foram submetidas a análise ultraestrutural em microscópio eletrônico de varredura, sendo possível constatar alterações morfológicas que impediram que os insetos realizassem o processo de ecdise. Desse modo, o óleo essencial das cascas do caule de D. lanceolata causa mortalidade e afeta o processo de ecdise de A. diaperinus.
KATIANE
POMPERMAYER