Desenvolvimento de modelos de instalações e equipamentos elétricos em realidade virtual e aumentada

Este trabalho tem como objetivo utilizar realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) no desenvolvimento de simulações aplicadas ao ensino de disciplinas de Engenharia Elétrica. O ambiente de RV permite a visualização e passeio por uma subestação abrigada e o aplicativo de RA permite a visualização de equipamentos elétricos em escala utilizando a câmera de um celular. Os modelos contidos nos aplicativos foram adquiridos gratuitamente de uma plataforma online e editados para possuírem as mesmas especificações dos equipamentos reais. Os aplicativos foram desenvolvidos utilizando a plataforma Unity3D. Por fim, foi desenvolvido um aplicativo de RV que pode funcionar tanto de maneira imersiva quanto não imersiva. O aplicativo de RA foi desenvolvido para funcionar em um smartphone. O teste das ferramentas de simulação, previsto para ocorrer nas turmas da disciplina Instalações Elétrica 3, do curso de engenharia elétrica do câmpus de Apucarana, não foi realizado devido à suspensão das aulas decorrente da pandemia de COVID 19.
Julio Cesar Garcia
Ribeiro