A aquisição da variabilidade de ordem dos pronomes possessivos por crianças em PB

ID: 
7582
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/82189928573?pwd=T1p4SlpuQmo3N0JHUnVuc1BjUVE0UT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/c299f127-6f8a-4198-8596-199c05d48261
Resumo: 
Este trabalho discute a aquisição sintática dos pronomes possessivos em crianças falantes de PB apoiado em uma perspectiva gerativista. Esta pesquisa se justifica pela variabilidade de ordem dos pronomes possessivos, que podem aparecer na sentença pré ou pósnominalmente, e ainda em forma genitiva e predicativa. Após consulta à literatura, que indica que a aquisição da categoria se inicia com a forma predicativa e posposta, notou-se a necessidade de expandir a análise dos dados com a transcrição de 5 crianças. A partir da análise desses dados, constatou-se que parece haver de fato uma preferência pelo início de produções dos possessivos pospostos e em forma predicativa, mas dada a limitação da análise de dados transcritos, constatou-se a necessidade da criação e aplicação de testes. Estes, no entanto, não aconteceram devido à pandemia do COVID-19. Mesmo sem a conclusão esperada, essa pesquisa indica um caminho fértil para a investigação da aquisição da variabilidade de ordem em PB.
Autor(es): 
PAMELA
JULIANA NOGAROTTO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
pamelanogarotto@gmail.com
Graduanda em Letras-Português pela UTFPR.
Cristina
de Souza
Prim
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
cristinaprim@gmail.com
Modalidade: 
Letras e Linguística
Data: 
25/11/2020
Hora: 
15:30