A influência das TICs no cotidiano de famílias agricultoras do sudoeste do Paraná.

A produção agrícola é atualmente o principal componente de nossa balança comercial, nesse cenário não se enquadra somente os grandes produtores, mas também um setor numeroso, uma grande diversidade de propriedades caracterizadas como agricultura familiar. A agricultura familiar compoe a maior parte da propriedades  rurais, possuindo uma representação significativa na econômia do município de Pato Branco-PR, justificando a importância de estudos no sentido de conhecer e auxiliar os mesmos a adquirir novas ferramentas que os ajudem a ser mais competitivos no mercado. Entre essas ferramentas observamos inrtrodução das TICs (Tecnologias da informação e comunicação) as quais tem sido muito citadas pela literadura atual. No presente trabalho com o auxilio da metodologia de análise FOFA são avaliadas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que permeiam o espaço dos produtores e proporcionam um leque de novas ações que poderão ser utilizadas pelos mesmos, aproveitando-se das TICs.
João
Arthur
Ghelen
joaoarthurbr@hotmail.com
Aluno do Curso de Agronomia da UTFPR, Câmpus Pato Branco.
Wilson
Godoy
godoyutfpr@gmail.com
Professor Associado nível 3, atuando desde 1994 no Curso de Agronomia da UTFPR, Campus Pato Branco. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFSM (1981), Mestrado em Fitotecnia pela UFRGS (1998) e Doutorado em Agronomia pela UFPel (2005). Exerceu as funções de coordenador do curso de graduação em Agronomia da UTFPR e Diretor da DIREC Câmpus Pato Branco. Orienta e co-orienta estudantes de mestrado e doutorado no Programa de PósGraduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR. Atuou por 10 anos na EMATER-PR. Desenvolve pesquisas com ênfase em Comunicação Rural, Extensão Rural, Extensão Universitária, Feira-livre, Agricultura Orgânica, Agricultura Familiar, Educação ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia, Avaliação de sustentabilidade de Agroecossistemas e TICs. Publicou o livro As feiras-livres de Pelotas sob o império da globalização: perspectivas e tendências e diversos outros artigos sobre o assunto. Revisor de periódicos: Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Horticultura Brasileira, Ciência Rural e a Revista Desenvolvimento Regional em Debate. Foi Tutor do Grupo PET-Agronomia (UTFPR, Pato Branco) de agosto de 2009 até fevereiro de 2019. Coordenou diversos eventos de Extensão Universitária no Sudoeste Paranaense nas áreas técnicas e culturais.
Isabella
Martinelli
isabellapmartinelli@gmail.com
Aluna do Curso de Agrimensura da UTFPR, Câmpus Pato Branco.
Agronomia