Banco de sementes de plantas daninhas após cultivo de plantas de cobertura

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as alterações do banco de sementes do solo no final do cultivo de plantas de cobertura, e além disso espera-se que através das atividades estimule o desenvolvimento cognitivo de um estudante de ensino médio. As plantas de cobertura foram: Crotalaria ochroleuca, Fagopyrum esculentum, Mucuna pruriens, Brachiaria brizantha, Sorghum bicolor. Também plantou-se soja e um tratamento controle, totalizando sete tratamentos, distribuídos em delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Na fase de florescimento das plantas de cobertura, antes da roçada, foi realizada a coleta de solo nas profundidades 0-10 cm e 20-20 cm. O solo coletado foi distribuído aleatoriamente em casa de vegetação, em recipientes, com volume de 900 cm3. As avaliações foram realizadas de acordo com o fluxo de germinação das plantas daninhas por seis meses. O tratamento testemunha apresentou maior número de plantas daninhas emergidas em relação aos demais tratamentos nas duas camadas, na camada 0-10 o tratamento com Mucuna pruriens também teve alto número de plantas daninhas em relação aos demais tratamentos. Ao longo das atividades, pode-se observar que o acadêmico do ensino médio se mostrou motivado para as atividades, demonstrando que estas serviram como uma ferramenta de ensino e estimulo as atividades de pesquisa.
Cintia
Maria Teixeira
Fialho
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, Paraná, Brasil