Massa seca de plantas de cobertura sob sistemas de rotação em área orgânica

Aliado ao aumento do consumo de produtos mais saudáveis, menor impacto ambiental e social, a produção orgânica vêm se impulsionando. A visão do sistema como um todo aliado a rotação de culturas para obtenção de palhada, torna-se primordial para a sustentabilidade do Sistema Plantio Direto. Objetivou-se avaliar, sob área orgânica, a produção de massa seca (MS) de plantas de cobertura estivais e hibernais em sistemas de rotação. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, em parcelas subdividas com três repetições. As parcelas principais compostas pelos sistemas de rotações com plantas de interesse comercial (soja e feijão) e plantas hibernais (aveia preta", aveia branca, trigo, centeio, ervilhaca, nabo forrageiro) e nas subparcelas alocadas as plantas de cobertura estivais (crotalária juncea, milheto, guandu anão, lab-lab). O milheto proporcionou a maior média (9,4 Mg ha -1 ) de MS no período outonal. A aveia preta solteira e consorciada com centeio produziram, respectivamente 7,9 e 6,9 Mg ha-1 . Os maiores valores para a MS total foi obtida nas rotações com soja 1 e soja 2 (13,1 e 11,6 Mg ha-1 ).
FELIPE
LUNARDELLI
SANDRIN
felipesandrin@outlook.com
Graduando em Agronomia pela UTFPR-DV. Bolsista de IC na área de manejo e conservação de solos.
Paulo
Cesar
Conceição
paulocesar@utfpr.edu.br
Docente na UTFPR-DV. Bolsista de produtividade do CNPq e FA.
Maicon
Reginatto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
maicon.iala@gmail.com
Possui graduação em Engenharia em Agroecologia pelo Instituto Universitário Latino Americano de Agroecologia Paulo Freire - Venezuela (2012). Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGADR-UFFS), Campus Laranjeiras do Sul - PR, onde atuou como Bolsista CAPES. Doutorando em Agronomia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (PPGAG-UTFPR-PB), atuando como bolsista pelo Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação do CNPq.
Maiara
Karini
Haskel
maiara.haskel@hotmail.com
Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAG), área de concentração: Solos e sistemas integrados de produção agropecuária, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Pato Branco (2018-2020) . Atualmente Bolsista de Apoio Técnico no Programa da rede Paranaense de apoio a Agropesquisa e formação aplicada (FA/SETI-PR/SENAR-PR) na UTFPR, câmpus Dois Vizinhos.
Cidimar
Cassol
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
cidiutfpr@hotmail.com
Técnico em agropecuária pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Dois Vizinhos (2011). Engenheiro agrônomo pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Mestre em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Pato Branco (2019). Doutorando em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Pato Branco e Técnico responsável pela empresa em CALM_@ Soluções em SEMENTES incubada no Hotel Tecnológico da UTFPR-DV.
Caroline
Aparecida Seleprin
Dresch
Carol.dresch@outlook.com
Graduanda em Agronomia pela UTFPR-DV. Bolsista de IC na área de Manejo e Conservação do Solo.
Agronomia